quarta-feira, 2 de março de 2011

HISTÓRIA

  A Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul foi fundada no dia 1° de Janeiro de 1862. Seu primeiro templo, foto ao lado, estava localizado ao lado da Praça da Bandeira.


   Na Assembléia Geral extraordinária de 25/04/1920, sob a presidência de Oscar Gressler, a Comunidade decidiu construir uma nova Igreja. No dia 09/07/1922, após o culto festivo do 12° aniversário da OASE na Igreja velha, foi lançada a pedra angular no local do novo templo.


    No dia 30/11/1924 foi inaugurado o templo. O primeiro culto foi oficializado pelo presidente do Sínodo, P. Dietschi. A prédica estava a cargo do pastor local, Ernesto Lechler. À tarde, foi realizado um concerto na igreja nova, onde todos ficaram maravilhados com a ótima acústica. No final, ao som do órgão, orquestra e inúmeros corais entoando "Die Himmel rühmen", de L. V. Beethoven, muitas pessoas não puderam conter as lágrimas.


    A Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz do Sul é um dos maiores templos evangélicos do Rio Grande do Sul. Sua construção é em estilo neo-Românico.


    Lembrança do 1° Congresso da Ordem Auxiliadora de Senhoras - Região Eclesiástica IV da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, 18-20 de Julho de 1969 em Santa Cruz do Sul.


Templo em 1999.